Home | Cadastro | Nossos Serviços | Contato | Chat Segunda-feira, 06 de Maio de 2024
Conecte-se     
 Nutrientes
 Doenças
 Tipos de Dieta
 Notícias

Frase
Depois de algum tempo você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida,mas quem você tem na vida."
W. Shakespeare

 » Adiciona Favoritos

IP Address Location

3 usuários online »»» 3 convidados - mais... Lista de Membros 5627 membros

Ácido Fólico ou Folato

 

        Atua principalmente na gestação, evitando que o feto desenvolva defeitos do tubo neural. Contribui para prevenir a displasia do colo do útero, a fissura do palato, a síndrome das pernas irriquietas, a depressão, além de inflamações e distúrbios no estômago e intestino.  

 

    A deficiência do ácido fólico causa diminuição no crescimento intrauterino podendo interferir no desenvolvimento da criança futuramente, incluindo: incapacidade de aprendizado, desordens psiquiátricas na infância, retardo mental e outros distúrbios do crescimento e desenvolvimento da criança.

   

    Um estudo realizado mostrou que uma proporção significativa de mulheres em idade reprodutiva tem baixa ingestão de folato na dieta e não usam suplementos que contêm ácido fólico, nem ingerem cereais fortificados. Aproximadamente 90% das mulheres consomem menos de 400mg/dia de folato (RDA para mulheres grávidas). Mulheres pobres têm ingestão de folato e outros nutrientes (ferro, zinco, vit. A e B6) abaixo do padrão RDA para mulheres não-grávidas (3mg/kg de peso), enquanto que mulheres com altos salários seguem recomendação de folato para não-grávidas. Muitas mulheres de baixa renda ingerem poucos vegetais, e há ainda quem não ingira nenhum vegetal.

 

    Em altas doses pode causar convulsões em epilépticos ou interferir com drogas anticonvulsivantes.

   

    As maiores fontes alimentícias de folato são: feijão, folha de vegetais verdes e cereais fortificados; alguns alimentos com menor quantidade de folato: suco de laranja e pão branco.   

    Durante a gravidez, uma suplementação de folato juntamente com vitamina B6 pode aumentar a duração da gravidez, evitando, partos prematuros e nascimento de bebês com baixo peso. Além disso, observou-se que uma suplementação de ácido fólico antes da gravidez melhorou a fertilidade (aumento na taxa de concepções e no nascimento de gêmeos).

Saiba mais

 

Voltar à Vitaminas Hidrossolúveis

 


 Nutrição Esportiva
 Nutrição Materna
 Nutrição na:
 Outros
 Links

 Clique Fome



(avançado...)

Os melhores livros sobre nutrição. Visite e compre seus livros
      [ processado em: 2,52 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.