Home | Cadastro | Nossos Serviços | Contato | Chat Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
Conecte-se  /principal :: principal : transgênico   
 Nutrientes
 Doenças
 Tipos de Dieta
 Notícias

Frase
Mesmo quando uma ave anda, sente que tem asas.
Lemiere

 » Adiciona Favoritos

IP Address Location

3 usuários online »»» 3 convidados - mais... Lista de Membros 5608 membros

TRANSGÊNICOS

Os transgênicos, ou melhor definidos como Organismos Geneticamente Modificados (OGM), são alimentos – produtos vegetais-, bactérias e leveduras que têm sua estrutura genética modificada por um ou mais genes introduzidos.

 Esse tipo de alimento vem sido muito discutido ultimamente. E as pesquisas sobre o assunto, são suficientes? Não, e é por este motivo que não se pode chegar a uma conclusão do que podem ou não causar os transgênicos para a saúde da população e ao meio ambiente. Refletindo sobre o assunto, podemos pensar em alternativas, como por exemplo não ingerir os OGM enquanto não há publicação de trabalhos que comprovem os efeitos benéficos dos mesmos.

            A produção de transgênicos vem aumentando. Segundo a revista “Nutrição Saúde e Performance” Ano 3 - Edição n° 9, estima-se que cerca de 35 milhões de hectares, o que representa 150% do tamanho da Grã-Bretanha, estão atualmente sendo utilizados para a produção de plantas geneticamente modificadas, principalmente, soja, milho, batatas e algodão. Os países mais envolvidos são os EUA, Canadá e China.

            Alguns alimentos geneticamente modificados já estão nas prateleiras de supermercados para nós consumidores, mas será que sabemos quais têm ou não os genes modificados e quais são eles? A rotulagem dos OGM não era obrigatória no Brasil, porém até dia 31 de dezembro deste ano todos os alimentos com 4% ou mais de OGM devem conter na embalagem “Contém tal ingrediente geneticamente modificado”. O problema identificado neste decreto é a grande quantidade (4%) de OGM que tem que haver num alimento para ser rotulado como tal. A maioria dos alimentos que são modificados geneticamente tem aproximadamente de 1 a 2% de OGM, e portanto estes não serão de rotulagem obrigatória, gerando insegurança nos consumidores que não querem, mas sem saber ingerem os genes modificados.

Apesar disto, esta determinação é muito importante para todos, pois só assim cada pessoa poderá escolher “livremente” se quer ou não consumir estes tipos de alimentos. Mas vale a pena torcer para que este decreto mude no quesito “Quantidade”.  

            Conheça alguns dos produtos que contém OGM e que são encontrados no Brasil.

PRODUTO

ORIGEM

INGREDIENTE

Batata-frita Pringles, sabor original

EUA

Milho

Creme de milho Knorr

Brasil

Soja

Nestogeno com soja

Brasil

Soja

Salsicha Swift tipo Viena

Brasil

Soja

Cup Noodles sabor galinha, macarrão

EUA

Soja

Cereal Shake Diet, sabor morango

Brasil

Soja

Bac`Os, biscoitos sabor bacon

EUA

Soja

Prosobee, alimento em pó com soja

México

Soja

Suprasoy, alimento em pó com soja

Bélgica

Soja

McCornick-Bac`On Pieces, biscoito de bacon

EUA

Soja

Soy Milke, alimento em pó com soja

Brasil

Soja

Fonte: http://saudeinformacoes.zip.net/
 Nutrição Esportiva
 Nutrição Materna
 Nutrição na:
 Outros
 Links

 Clique Fome



(avançado...)

Os melhores livros sobre nutrição. Visite e compre seus livros
      [ processado em: 1,58 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.