Home | Cadastro | Nossos Serviços | Contato | Chat Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
Conecte-se     
 Nutrientes
 Doenças
 Tipos de Dieta
 Notícias

Frase
Recorde sempre que se Deus tivesse preferido um hoje perfeito, não teria inventado o amanhã.
Richard Torregrossa

 » Adiciona Favoritos

IP Address Location

5 usuários online »»» 5 convidados - mais... Lista de Membros 5608 membros

CÂNCER

 
 

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

 

 

 

 

 

Fonte: INCA

Nutrição X Câncer

A dieta é considerada um fator importante em 20 a 50% de todos os casos de câncer, atuando ao lado de outros aspectos como idade, predisposição genética, hábitos vida (como tabagismo, estresse e sedentarismo), e fatores ambientais (como a exposição ao sol e poluição). Algumas pesquisas sugerem que pode ser possível evitar 35% dos casos de câncer apenas alterando a dieta.

Alguns alimentos são funcionais para o organismo, funcionando como antioxidantes e prevenindo vários tipos de câncer e outras doenças. Os antioxidantes são alimentos que têm como propriedade doar radicais para algumas células/substâncias corporais que estão com radicais livres que são causados por vários tipos de estresses como já comentado, ocasionando problemas de saúde, entre eles o câncer.

Então, a necessidade de uma alimentação equilibrada, com bastante alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais se fazem imprescindíveis para o combate destes radicais livres e assim consequentemente do câncer.

Alguns antioxidantes: Vitamina C (frutas cítiricas), Vitamina E (óleos vegetais, grãos e nozes), Vitamina A (alimentos alaranjados, amarelos, vermelhos), Zinco (carnes, lacticínios). 

Devem ser evitadas as gorduras, pois também ajudam na proliferação de células malignas. As frituras produzem uma substância chamada acroleína, que é extremamente perigosa no desenvolvimento de vários tipos de cânceres.

 

Sete dicas simples para diminuir o risco de câncer

O American Institute for Cancer Research oferece as seguintes recomendações para prevenir o câncer:

  • Mantenha uma dieta rica em alimentos de origem vegetal.
  • Coma muitas frutas e verduras.
  • Mantenha o peso saudável e pratique atividade física.
  • Não beba ou beba quantidades moderadas de álcool (recomenda-se, no máximo, duas doses por dia para os homens e uma dose para as mulheres).
  • Coma alimentos pobres em gorduras e sal.
  • Prepare e guarde os alimentos de forma adequada.
  • Não fume de maneira alguma.

 

Fibras x Câncer
 

Voltar à página inicial


 Nutrição Esportiva
 Nutrição Materna
 Nutrição na:
 Outros
 Links

 Clique Fome



(avançado...)

Os melhores livros sobre nutrição. Visite e compre seus livros
      [ processado em: 1,91 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.