Home | Cadastro | Nossos Serviços | Contato | Chat Domingo, 27 de Setembro de 2020
Conecte-se     
 Nutrientes
 Doenças
 Tipos de Dieta
 Notícias

Frase
Nunca se deixe fascinar pelo extraordinário a ponto de esquecer o corriqueiro.
Magdalen Nabb

 » Adiciona Favoritos

IP Address Location

2 usuários online »»» 2 convidados - mais... Lista de Membros 5617 membros

TEXTO 1- A influência da sociedade*

 

Hoje, no mundo todo, a mídia é um fator muito presente na vida das pessoas, na maioria das vezes as influenciando em aspectos que podem trazer grandes complicações para o seu futuro. A sociedade é feita de regras, e estas estão impostas a todos desde crianças. É a força de coerção, moral, que é apresentada, para que você decida se quer ou não segui-la.

Bom, o que quero dizer é que a mídia (parte da sociedade), impõe certo padrão de beleza, e alcançá-lo passa a ser a meta da maioria dos adolescentes, que acham que só serão aceitos pela sociedade, se atingirem o esperado, a magreza das manequins.

Os anoréticos, comparando-se com os modelos, distorcem muitas vezes a imagem de seu corpo achando que estão acima do peso esperado para sua altura e idade, querendo chegar ao padrão das mesmas que é o ideal para boa parte da sociedade e para os próprios pacientes.

Aumentou-se muito o risco do desenvolvimento da anorexia e da bulimia, pois tudo relacionado com o ideal de beleza - regime, exercícios físicos e cirurgias plásticas – está sendo muito bem mostrado para a população. De acordo com o Psiquiatria Básica[1], avaliou-se em 30 bilhões de dólares, na década de 80 nos Estados Unidos, os gastos com alimentos dietéticos, pílulas emagrecedoras, programas e livros de emagrecimento e cirurgias plásticas.

        Tudo vem sendo muito exposto e de uma maneira bastante deturpada; os remédios para emagrecimento, que causam mal à saúde provocando dependência; exercícios físicos exagerados e intensos; anabolizantes para construir um corpo escultural comparado ao dos atletas, podendo trazer drásticos danos ao organismo; cirurgias plásticas para ter o corpo desejado pela sociedade, a qual influencia de maneira direta o comportamento alimentar de muitos jovens.

O prazer de comer não existe, ou melhor, existe, mas está sendo reprimido pela vontade imensa de perder peso, pois o paciente está sendo, em sua mente, obrigado a atingir um corpo ideal, que a sociedade escolheu como padrão.

* Escrito por Raquel Dammous



[1] Psiquiatria Básica, organizado por Rodrigues, Mario et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

 

Voltar à Distúrbios Alimentares


 Nutrição Esportiva
 Nutrição Materna
 Nutrição na:
 Outros
 Links

 Clique Fome



(avançado...)

Os melhores livros sobre nutrição. Visite e compre seus livros
      [ processado em: 1,59 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.