Home | Cadastro | Nossos Serviços | Contato | Chat Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019
Conecte-se     
 Nutrientes
 Doenças
 Tipos de Dieta
 Notícias

Frase
Se morreres antes de mim, pergunta se podes levar um amigo.
Stone Temple Pilots

 » Adiciona Favoritos

IP Address Location

4 usuários online »»» 4 convidados - mais... Lista de Membros 5613 membros

HDL-c  no Acidente Vascular Cerebral  

Colesterol da lipoproteina de alta densidade e acidente vascular cerebral isquêmico em idosos: estudo de acidente vascular cerebral do norte de Manhattan

High-density lipoprotein cholesterol and ischemic stroke in the elderly: The Northern Manhattan Stroke Study


Ralph L. Sacco; Richard T. Benson; Douglas E. Kargman; Bernadette Boden-Albala; Catherine Tuck; I-Feng Lin; J. F. Cheng; Myunghee C. Paik; Steven Shea; Lars Berglund

Histórico: colesterol elevado da lipoproteína de alta densidade (HDL-c) exerce efeito protetor em relação a doenças cardiovasculares. Entretanto, a associação de classes específicas de lipopoteínas e acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) não é bem definido, especialmente em minorias sob alto risco.

Objetivo: avaliar a associação entre HDL-c e AVCi em uma população de idosos etnicamente diversa.

Desenho: estudo populacional, caso-controle, realizado de julho 1993 a junho de 1997.

Cenário: comunidade multiétnica do norte de Manhattan, Nova York.

Participantes:
casos (n=539) de primeiro AVCi (67% > 65 anos, 55% mulheres; 53% hispânicos, 28% negros e 19% brancos) foram inscritos e agrupados por idade, sexo e raça ou etnia para a comunidade livre de AVCi (controles; n=905).

Principais medidas de resutado: associação independente de concentrações de HDL-C em jejum, determinados na inscrição do estudo com AVCi, incluindo de origem aterosclerótica ou não aterosclerótica.

Resultados: após ajuste de outros fatores de risco, um efeito protetor foi observado para concentrações de HDL-c de pelo menos 35 mg/dL (odds ratio [OR] 0,53; intervalo de confiança [IC] 95% 0,39 a 0,72). Uma relação dose-resposta foi observada (OR 0,65; IC 95% 0,47 a 0,90 e OR 0,31; IC 95% 0,21 a 0,46) para HDL-c de 35 a 49 mg/dL e de pelo menos 50 mg/dL, respectivamente. O efeito protetor de concentrações mais altas de HDL-c foi significante nos participantes com 75 anos ou mais (OR 0,51; IC 95% 0,27 a 0,94), foi mais potente para AVCi aterosclerótico (OR 0,20; IC 95% 0,08 a 0,50), e estava presente em todas as 3 etnias estudadas.

Conclusão: concentrações aumentadas de HDL-c são associados com risco reduzido de AVCi no idoso de diferentes grupos étnicos ou raciais. Esses dados suportam as evidências relacionando lípides ao AVC e indicam que o HDL-c é um importante fator de risco modificável para AVC.

Fonte: http://www.connectmed.com.br

Voltar à HDL-c


 Nutrição Esportiva
 Nutrição Materna
 Nutrição na:
 Outros
 Links

 Clique Fome



(avançado...)

Os melhores livros sobre nutrição. Visite e compre seus livros
      [ processado em: 2,16 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.