Home | Cadastro | Nossos Serviços | Contato | Chat Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014
Conecte-se     
 Nutrientes
 Doenças
 Tipos de Dieta
 Notícias

Frase
Os seres aos quais servimos de amparo são para nós um apoio na vida.
Marie Von Ebner-Eschenbach

 » Adiciona Favoritos

IP Address Location

3 usuários online »»» 3 convidados - mais... Lista de Membros 5568 membros

COLESTEROL

 

O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. Seu organismo necessita de colesterol para funcionar adequadamente, pois ele cumpre algumas funções como: produção de hormônios, fabricação de vitamina D, transporte de gorduras do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo.
Mas, geralmente, seu organismo não requer além das quantidades que o fígado produz.
 

As duas principais formas de colesterol são:

HDL (Lipoproteína de alta densidade)

Conhecido popularmente como "colesterol bom". Tem a função de conduzir o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito.

LDL (Lipoproteína de baixa densidade)

Conhecido popularmente como "colesterol ruim", é responsável pelo transporte e depósito de colesterol nas paredes das artérias, dando início e acelerando o processo de aterosclerose (o acúmulo de colesterol nas artérias), bloqueando o fluxo sangüíneo e obstruindo as artérias.

O perigo está no excesso de LDL.

Limites de Colesterol, LDL e HDL (em mg/dL):

 

Colesterol

LDL

HDL

Muito alta

Acima de 240

Acima de 160

Quanto maior o nível melhor

Alta

De 200 a 239

De 130 a 159

Quanto maior o nível melhor

Desejável

Abaixo de 200

Abaixo de 130

Acima de 35

Por que devo me preocupar com o Colesterol?

O colesterol alto é um fator de risco para doenças do coração, que pode ser controlado. O maior risco para indivíduos com altos níveis de colesterol é a aterosclerose, ou seja, o acúmulo de colesterol e a obstrução das artérias. A aterosclerose pode ser precursora de problemas como as doenças coronarianas e infarto.

Como posso dosar meu Colesterol?

Uma dosagem efetiva do colesterol sangüíneo é feita através do perfil lipídico. O perfil lipídico inclui a avaliação de sua saúde atual, seu histórico médico - como casos de colesterol alto e doenças do coração em sua família - e alterações freqüentes nos níveis de colesterol LDL, HDL e triglicérides em seu organismo. Se você tiver 20 anos ou mais, habitue-se a dosar o nível de colesterol sangüíneo a cada cinco anos. Caso você tenha outros fatores de risco de doenças do coração como hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, entre outras, dose seu colesterol com mais freqüência. Para obter mais informações sobre perfil lipídico, consulte seu médico.

Como sei se o meu Colesterol é um fator de alto risco?

Ainda que você não possua um histórico familiar de colesterol alto, outros fatores podem aumentar ou alterar seu colesterol: sua alimentação, a quantidade de exercício que você pratica e o hábito de fumar. Consulte seu médico para verificar se seu colesterol é um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Como posso reduzir meu Colesterol?

Um importante fator para o controle do seu colesterol é a redução do consumo de gorduras saturadas e sua substituição por gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas. A dieta indicada no tratamento e controle dos níveis de colesterol sangüíneo, recomenda que o limite de consumo de gordura saturada esteja entre 8 a 10% do total de calorias ingeridas. Consulte um nutricionista para determinar quantas calorias e qual a porcentagem de consumo de gordura é recomendável para você.

Fonte: www.becel.com.br

Voltar à página inicial


 Nutrição Esportiva
 Nutrição Materna
 Nutrição na:
 Outros
 Links

 Clique Fome



(avançado...)

Os melhores livros sobre nutrição. Visite e compre seus livros
      [ processado em: 0,16 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.