Home | Cadastro | Nossos Serviços | Contato | Chat Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021
Conecte-se  /principal :: nutrição:: carboidratos   
 Nutrientes
 Doenças
 Tipos de Dieta
 Notícias

Frase
Todos vivemos sob o mesmo céu, mas ninguém tem o mesmo horizonte.
Konrad Adenauer

 » Adiciona Favoritos

IP Address Location

2 usuários online »»» 2 convidados - mais... Lista de Membros 5624 membros

Carboidratos e suas classificações

  

Os carboidratos podem ser classificados em:

1) Monossacarídeos: a glicose (dextrose) e a frutose são os principais monossacarídeos encontrados em sua forma livre nos alimentos.

A glicose é abundante em frutas, milho doce, xarope de milho, mel e certas raízes. Ela é o principal produto formado pela hidrólise (quebra) dos carboidratos mais complexos na disgestão e a forma de açúcar noprmalmente encontrada na corrente sanguínea. É oxidada nas células como fonte de energia e armazenada no fígado e nos músculos em forma de glicogênio. É importante destacar que a glicose é a única forma de que o sistema nervoso central se alimenta e sobrevive.

Já a frutose (levulose, açúcar da fruta) é encontrada junto com a glicose e a sacarose no mel e frutas, e é o mais foce dos açúcares. É por essa característica que alguns adoçantes são feitos da frutose, e os refrigerantes são adoçados com este açúcar (xarope de milho) ao invés de usarem a sacarose para produzí-los.

A galactose outro monossacarídeo não é encontrada na forma livre na natureza, mas é produzida a partir da lactose (açúcar do leite) pela hidólise no processo digestivo.

2) Dissacarídeos: Estes açúcares são compostos de duas moléculas de monossácarídeos e uma delas sempre será a glicose. Sacarose - glicose e frutose; Maltose - glicose e glicose; Lactose - glicose e galactose.

A sacarose é o açúcar de uso comum, açúcar de mesa. Principalmente encontrada na cana-de-açúcar, açúcar de beterraba, melaço, xarope e açúcar de bordo, xarope de milho, entre frutas, vegetais e mel. Quando hidrolisada por enzimas digetsivas, a sacarose, é covertida em partes iguais de glicose e frutose.

A maltose (açúcar do malte) não é encontrado facilmente em sua forma livre na natureza, é criada durante a digestão por enzimas que quebram grandes moléculas de amido em fragmentos de dissacarídeos, que podem então ser quebrados em duas moléculas de glicose para uma fácil absorção. Isto ocorre na natureza quando a semente de um grão de cereal brota e suas enzimas convertem o amido do grão em maltose.

A lactose (açúcar do leite) é o principal açúcar encontrado no leite. Não existe em vegetais e está limitada quase exclusivamente às glândulas mamárias de animais lactentes. É menos solúvel que os outros dissacarídeos e é apenas um sexto tão doce quanto a glicose. Pela hidrolise, produz glicose e frutose. Este açúcar é de impotância clínica em pessoas com ausência de enzima digestiva suficiente (lactase) para uma hidrólise eficiente e em crianças pequenas nascidas sem a enzima do fígado que converte galactose em glicose.

  Voltar à página inicial


 Nutrição Esportiva
 Nutrição Materna
 Nutrição na:
 Outros
 Links

 Clique Fome



(avançado...)

Os melhores livros sobre nutrição. Visite e compre seus livros
      [ processado em: 3,80 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.