Home | Cadastro | Nossos Serviços | Contato | Chat Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Conecte-se     
 Nutrientes
 Doenças
 Tipos de Dieta
 Notícias

Frase
Assim que você confiar em si próprio, saberá como se deve viver.
Goëthe

 » Adiciona Favoritos

IP Address Location

2 usuários online »»» 2 convidados - mais... Lista de Membros 5627 membros

Iogurte

 

O leite e seus derivados são grandes fontes de cálcio, mineral importante na dieta alimentar. Comparando leite e iogurte, constata-se que o iogurte é mais rico em proteínas (exceto os iogurtes com acréscimo de frutas que são mais ricos em carboidratos), e durante a fabricação, cálcio, magnésio e fósforo ficam em maior quantidade.

O iogurte é um alimento que melhora o trânsito intestinal, "ele tem microorganismos benéficos para a flora", afirma a nutricionista Márcia Daskal. Sendo recomendado às pessoas que não podem consumir leite devido a uma intolerância à lactose (açúcar do leite), etc.

Diversos estudos apontam que o consumo de iogurte pode fazer baixar o nível de colesterol e também auxilia no impedimento do aparecimento do câncer intestinal, graças ao efeito inibidor dos germes sobre certas substâncias cancerígenas.

Antônio Cláudio Lima Guimarães, professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que o iogurte é um produto vivo, obtido por um processo de fermentação com controle muito rígido, a uma temperatura que favorece o crescimento das bactérias que o produzem. É o teor de ácido láctico que conferem ao iogurte o sabor, o aroma e a consistência. "É preciso ter cuidado ao consumi-lo, pois pela sua acidez natural, o iogurte já não é recomendado a pessoas com problemas de hiperacidez. No caso do consumo de iogurte com acidez acima do normal, a pessoa pode até desenvolver gastrite ou úlcera", alerta o professor.

O ideal é preparar o iogurte em casa, livre de conservantes, confira a receita:

Iogurte natural

Ingredientes:
1 litro de leite de preferência orgânico.
Fermento lácteo ou 200ml de iogurte natural.

Modo de preparo: Ferva o leite. Quando subir, abaixe o fogo e aguarde subir novamente. Amorne o leite, despejando-o várias vezes de uma vasilha para outra. A temperatura ideal é 40 graus, ou seja, mais para o frio do que para o quente. Acrescente o fermento ou o iogurte, despejando mais algumas vezes de uma vasilha para outra. Cubra a vasilha com um pano, leve a um armário fechado e deixe descansar por 8 horas (da noite para o dia). Sirva com frutas, granola, melado, mascavo ou em forma de molho para salada, acrescentando sal, limão e ervas aromáticas.

Molho de iogurte

Ingredientes:
1 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
1 xícara (chá) de vinagre de maçã
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e leve à geladeira até a hora de servir.

 

Fonte: Mais de 50

Voltar à página inicial


 Nutrição Esportiva
 Nutrição Materna
 Nutrição na:
 Outros
 Links

 Clique Fome



(avançado...)

Os melhores livros sobre nutrição. Visite e compre seus livros
      [ processado em: 3,44 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.