Família Dammous  
English version English version   Home | Projetos | Artigos | Cadastro | OnLine | Sumário | Contato | Chat Quinta-feira, 18/Outubro/2018
Conecte-se  /principal :: home :: meteorologia :: informações :: relâmpagos   
 Música
 Notícias
 Meteorologia
 Genealogia
 Astrologia
 Nutrição

 » Adiciona Favoritos



3 usuários online »»» 3 convidados - mais... Lista de Membros 1541 membros
Raios


Relâmpago em Rio de Janeiro.

   Raios

Um relâmpago é uma descarga elétrica visível produzida por uma trovoada. Relâmpagos ocorrem dentro de uma nuvem (relâmpagos intra-nuvem), de uma nuvem para outra (relâmpagos nuvem-nuvem), de uma nuvem e a atmosfera (descargas para o ar), ou de uma nuvem e solo (relâmpagos nuvem-solo). A maioria de raios ocorrem dentro da nuvem, enquanto que mais ou menos 20 porcento ocorrem entre a nuvem e solo. Uma descarga pode aquecer o ar até 30,000°C, o que é cinco vêzes mais quente do que a superficie solar. Esta quintura extrema causa a expanção explosiva do ar. Isso inicia uma onda de choque que torna-se em trovão que sai em tôdas as direções de um relâmpago.

Relâmpagos estão sempre presentes dentro (e ao redor) de uma trovoada.

Vemos o relâmpago estantâneamente depois de uma descarga. Mas o som do trovão viaja sòmente 330 metros por segundo (1 kilômetro em 3 segundos). Contando os segundos do momento que vemos o relâmpago até ouvirmos o trovão, podemos determinar a distância aonde ocorreu a descarga. Por exemplo, se vemos o relâmpago e ouvimos o trovão quinze segundos depois, a descarga do raio ocorreu a uma distância de 5 kilômetros.

Quando o relâmpago está bem próximo, o trovão soa como um estalo seguido de uma forte pancada. Quando está distante, as vêzes o som é como um estrondo, que pode ser causado pelo som vindo de áreas diferentes da descarga. O estrondo também é acentuado quando a onda de som recocheteia nos morros, prédios, etc. Algumas vêzes o trovão não é ouvido, porque a atmosfera pode curvar e enfraquecer as ondas de som. Uma trovoada tipica produz trêz ou quatro descargas por minuto. Geralmente, as trovoadas severas produzem mais.


Variedades de Raios
O Fogo de St. Elmo é uma forma de eletricidade vista mais sobre os topos de objetos altos


Sprites, Elves e Jatos Azuis
Relâmpagos produzem fenômenos transientes na atmosfera superior acima de trovoadas.


Eletrização das Nuvens
Para ocorrer o raio, é necessário que existam regiões separadas contendo cargas elétricas opostas numa nuvem cúmulunimbus.


Proteção de Raios
Relâmpagos mata mais pesoas nos Estados Unidos anualmente do que todo o outro evento do tempo.


Copyright © 2001 - Adaptação - Dammous

 Linux
 Programas
 ASP
 Jogos
 Cartão Postal

Frase
Quem não se enfeita por si se enjeita.
Ditado Popular



(avançado...)

IP Address Location

         [ processado em: 0,91 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.