Família Dammous  
English version English version   Home | Projetos | Artigos | Cadastro | OnLine | Sumário | Contato | Chat Quinta-feira, 18/Abril/2024
Conecte-se  /principal :: home :: meteorologia :: informações :: relâmpagos   
 Música
 Notícias
 Meteorologia
 Genealogia
 Astrologia
 Nutrição

 » Adiciona Favoritos



5 usuários online »»» 5 convidados - mais... Lista de Membros 1544 membros
Variedades de Raios


Foto: Roger Edwards

   Variedades de Relâmpagos

Relâmpago pode existir em formas variadas. O tipo mais observado é o relâmpago ziguezague, quando um lider contínuo movendo-se para o solo desvia-se do trajeto original feito pelo lider escalonado. Isto causa o relâmpago parecer-se curvo. A foto acima é de uma descarga ziguezague para o ar, fotografado debaixo de uma trovoada super-célula de baixa precipitação. Relâmpago fita forma-se quando o vento move o canal ionizado entre cada descarga de retorno, causando o relâmpago parecer-se com uma fita suspensa da nuvem.

Relâmpago conta forma-se quando o canal de relâmpago quebra-se ou parece quebrar-se, causando o relâmpago parecer-se como uma série de contas amarradas numa corda. A causa desta forma de relâmpago não é conhecida. Entretanto, uma teoria propos que isto ocorre quando a descarga de relâmpago é parcialmente interceptada por nuvens ou chuvas. Relâmpago lampejo é o clarão súbito da nuvem e do céu, quando a trajetória de descarga não é vista. Este caso forma-se quando uma descarga ocorre dentro de uma nuvem ou outras nuvens intercepta o flasho.

Fogo de St. Elmo é uma forma de eletricidade vista mais sobre os topos de objetos altos. Estes podem brilhar porque as cargas positivas permanecem e as cargas negativas desaparecem quando a trovoada passa acima. Torres, picos de montanhas e também chifres de gados as vezes experimentam este tipo de atividade. O topo de uma trovoada pode brilhar com o Fogo de St. Elmo quando as cargas positivas se concentram ali. Pilotos de aeronaves frequentemente observam o Fogo de St. Elmo se eles voam através de trovoadas. Relâmpagos que atingem aeronaves podem preceder o Fogo de St. Elmo por cinco minutos ou mais.

Relâmpago bola consiste de uma esfera luminosa de 1 cm a 2 m em diâmetro que normalmente ocorre perto das trovoadas. Elas podem cair do céu e explodir ou rolar a ribanceira até colidir com algum objeto e explodir. Elas tem a aparecência de uma bola elétrica e são usualmente vermelhas, amarelas, azuis, laranjas ou brancas. Relâmpagos bola tem entrado em casas pelas janelas ou tomadas elétricais e fluem ou rolam nos comodos. Foi reportado que uma esfera luminosa de meio metro de diâmetro rolou no corredor de encontro a uma pessoa que saiu do caminho para ela passar. A causa deste forma de relâmpago remanesce uma enigma.


Sprites, Elves e Jatos Azuis

Relâmpagos produzem fenômenos transientes na atmosfera superior acima de trovoadas. Estes fenômenos são fracas luzes quase invisíveis ao olho humano. Reportagens destas emissões existem a mais de um seculo, com algumas observações de pilotos. Reportagens iniciais referiram-se a estes eventos por vários nomes, incluindo "descargas ascendentes," "descargas nuvem-estratosfera" e "descargas nuvem-ionosfera." As primeiras imagens foram capturadas por veículo espacial nos 1990's. Depois disto, milhares de imagens foram capturadas pelas aeronaves e câmaras sensíveis no solo. Intensos esfoços experimentais e teoricos estão ocorrendo para determinar como estes fenômenos formam uma parte do ambiente terrestre elétrico.

Sprites são flashos luminosos massiços e fracos que aparecem diretamente acima de trovoadas e são relacionados com descargas nuvem-solo e intra-nuvem. As suas estruturas são poucas e isoladas ou multiplas pintas verticalmente alongadas que estendem-se dos topos das nuvens para altitudes de quase 95 km. Sprites são geralmente vermelhos e raramente ocorrem isolados, mas em grupos de dois, três ou mais. Evidencias neste momento sugestem que sprites ocorrem nas áreas decadentes de trovoadas ativas e duram apenas poucos milisegundos. Sprites são quase invisiveis aos olhos humanos, mas com imagens intensificadas de televisões obtidas do solo ou aeronaves, eles aparecem como fantásticas estruturas complexas que assumem formas variadas.

Sprite Vermelha
Imagen: University of Alaska Fairbanks

Elves são brilhos difundidos de moleculas gasosas ionizadas que ocorrem na baixa ionosfera, mais ou menos 90 km acima do solo. Eles duram menos do que os sprites, por somente algumas centenas de microsegundos. Sprites e elves podem ocorrer isolados ou juntos. Elves são mais fracos do que os sprites, e necessitamos equipamentos de ampliação de luz para eles serem observados. Nem todas as trovoadas produzem sprites ou elves, como as trovoadas pequenas e isoladas. Também, eles nem sempre são produzidos pelos relâmpagos. Somente 40 porcento de relâmpagos que ocorrem são descargas nuvem-solo, e 5 a 10 porcento das descargas nuvem-solo são relâmpagos positivos. Quase 10 porcento das descargas nuvem-solo positivas produzem sprites e elves.

Jatos azuis são um outro tipo de fenômenos ópticos de altitudes altas que ocorrem na alta troposfera. Eles são diferentes dos sprites, sendo observados acima de trovoadas usando câmaras de alta sensibilidade. Jatos azuis são explusões ópticas acima de regiões de trovoadas eletricamente ativadas. Seguindo a sua aparição do topo da trovoada, eles tipicamante propagam-se para cima em cones estreitos de pelo menos 15 graus de largura em velocidades verticais de 100 km/s, ou 300 vezes a velocidade de som. Finalmente, eles espalham-se e disaparecem em altitudes de mais ou menos 40 a 50 km.

Para ver estes fenômenos ópticos, precisamos acesso visual da região acima da tempestade, sem obstáculos de outras nuvens, contra um céu escuro à noite. Os olhos precisam estar devidamente ajustados na escuridão. Precisamos ficar 200 a 300 km fora da tempestade para ter um bom visual. Sprites serão breves flashos na borda de percebilidade. Eles ocorrem muito rapidamente para serem seguidos com os olhos, mas estas estrias estruturais e cor avermelhada fraca podem ser percebidas. Olha o espaço acima de uma trovoada ativa e não destraia-se pela atividade subjacente de relâmpagos na tempestade. Se a trovoada presente produz descargas nuvem-solo positivas, é mais provável você ver um sprite do que um cometa ou estrela cadente.


Copyright © 2001 - Adaptação - Dammous

 Linux
 Programas
 ASP
 Jogos
 Cartão Postal

Frase
As pessoas que falam muito costumam mentir, porque acabam esgotando seu estoque de verdades.
Millôr Fernandes



(avançado...)

IP Address Location

         [ processado em: 3,95 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.