Família Dammous  
English version English version   Home | Projetos | Artigos | Cadastro | OnLine | Sumário | Contato | Chat Domingo, 16/Dezembro/2018
Conecte-se  /principal :: home :: meteorologia :: informações :: trovoadas   
 Música
 Notícias
 Meteorologia
 Genealogia
 Astrologia
 Nutrição

 » Adiciona Favoritos



3 usuários online »»» 3 convidados - mais... Lista de Membros 1541 membros
Trovoadas Super-células


Foto: Roger Edwards

   Trovoadas Super-celulas

Uma trovoada super-célula é uma grande trovoada severa com correntes de ar ascendentes e descendentes suficientemente capazes de manterem-se sózinhas como uma só entidade por horas sem fim. Estes tipos de trovoadas são capazes de produzir correntes de ar ascendentes com velocidades acima de 145 km/h e atingindo até 270 km/h, grandes granizos, ventos perigosos na superfície, enchentes súbitas e grandes tornados de longa duração. Super-células podem ocorrer quase em todo o lugar nas latitudes médias. A maioria de super-células ocorrem nas Grandes Planicies nos Estados Unidos durante a primaveira. Embora que trovoadas super-células sejam raras, elas propoem o maior perigo para pessoas e são extremamente perigosas à aviação.

Definimos uma trovoada super-célula como uma trovoada com a rotação de corrente de ar ascendente, chamada mesociclone. A maior deferença entre trovoadas super-células e multi-células é o elemento de rotação em super-células. O mesociclone é responsável pelas principais diferenças de super-células das de outros tipos de trovoadas fracas. Como qualquer tipo de trovoada, uma super-célula precisa de ar úmido e quente nos niveis baixos da atmosfera elevando-se num ambiente instável. Para tornar-se uma super-célula, uma trovoada precisa de ventos fortes de direções diversas em altitudes diferentes entrando na nuvem. A combinação de velocidades e cisalhamento de vento permite a rotação do ar elevado.

Uma trovoada severa
Fonte: NOAA

O mesociclone eventualmente inclina-se, permitindo a elevação do ar e a caida de precipitação lado a lado, sem interrupção. Por esta razão, super-células podem existir por muitas horas e caminhar centenas de quilômetros. A rotação do ar elevando-se dentro do mesociclone ajuda o potencial de tornados. Durante a erupção de tornados no 3 de Abril de 1974 nos Estados Unidos, uma super-célula produziu 8 tornados atraves dos estados de Illinois e Indiana. Em algumas circunstâncias, trovoadas super-células não produzem tornados, mesmo com a presença de um mesociclone.


Variações de Super-células

Uma super-célula de alta-precipitação é associada com precipitações fortes e também granizos caindo na parte posterior do mesociclone. Super-células de alta-precipitação podem ocorrer em qualquer parte dos Estados Unidos. Estas são faceis de serem detetadas pelo radar, e geralmente contem um grande echo do radar com evidencia de rotação dentro da tempestade. Muitas vezes, a precipitação envolve totalmente a região de rotação, sendo muito dificil e perigoso fazer uma identificação visual de qualquer tornados embutidos. Estas super-células de alta-precipitação podem causar eventos de micro-explosões extremosos e prolongados, severas enchentes súbitas, e grandes granizos.

Uma super-célula de baixa-precipitação é caracterizada pela falta de precipitação visível. Como a foto acima, a torre principal destas super-células vezes em formato de sino, com aparência de rolha, sugerem uma rotação. Super-células de baixa-precipitação são comuns perto de linhas sêcas nas Planicies Altas nos Estados Unidos (estas também são chamadas tempestades de linhas sêcas). Estas super-células são difíceis de serem detetadas pelo radar, porque os echos do radar são geralmente pequenos e fracos (baixos valores de refletividade). Radar convencional talvez não possa detetar rotação dentro delas, mas elas são faceis de serem identificadas visualmente. Elas também são capazes de produzir tornados e grandes granizos.

É comun uma super-célula aumentar a precipitação, resultando em uma super-célula de baixa-precipitação evolver-se para o tipo de alta-precipitação. Também uma super-célula pode conter as caracteristicas dos tipos de baixa-precipitação e alta-precipitação ao mesmo tempo. Neste caso, podem existir uma área principal de precipitações fracas e uma área de precipitações fortes, lado a lado, debaixo da nuvem.


Copyright © 2001 - Adaptação - Dammous

 Linux
 Programas
 ASP
 Jogos
 Cartão Postal

Frase
Se eu vir uma porta na minha direção, eu a derrubo. E se eu não conseguir derrubar a porta, eu saio pela janela.
Rosie Perez



(avançado...)

IP Address Location

         [ processado em: 1,16 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.