Família Dammous  
English version English version   Home | Projetos | Artigos | Cadastro | OnLine | Sumário | Contato | Chat Quinta-feira, 01/Maio/2025
Conecte-se  /principal :: home :: meteorologia :: informações :: nuvens   
 Música
 Notícias
 Meteorologia
 Genealogia
 Astrologia
 Nutrição

 » Adiciona Favoritos



2 usuários online »»» 2 convidados - mais... Lista de Membros 1544 membros
Nuvens Interessantes


Nuvens nacreous
Foto: © Martin Brown

   Nuvens Miscelâneas

Lenticularis são nuvens de levantamento orogrâfico que tem uma aparência de lentes. Elas formam-se quando ar umido passa sobre montanhas. As vezes, este ar forma-se em ondas. Nuvens lenticularis formam-se no lado sortavento das montanhas nas cristas das ondas, mas os cavados permanecem sem nuvens. Elas frequentemente formam-se uma acima da outra, como uma pilha de panquecas. Quando observadas numa distancia, nuvens lenticularis podem ter uma aparência de discos voadores, especialmente à noite. A maioria de reportes sobre discos voadores ocorrem nas regiões montanhosas, quando nuvens lenticularis são presentes. As nuvens comuns de tipo lenticularis incluem altocumulus lenticularis e stratocumulus lenticularis.

Altocumulos lenticularis
Altocumulus lenticularis
Foto: © Bernhard Mühr
Cumulus congestus pileus
Cumulus congestus pileus
Foto: © Bernhard Mühr

Mammatus são protuberâncias redondas ominosas no lado debaixo de nuvens, que tem uma aparência de ubres bovinas. Estas nuvens formam-se em ar descendente, em contraste da maioria das nuvens discutidas que formam-se em ar ascendente. Fequentemente, mammatus formam-se no lado debaixo de um anvil associada com uma nuven cumulonimbus, e são observadas geralmente depois da passagem de uma trovoada severa. Mammatus também podem desenvolver-se debaixo de nuvens cirrus, cirrocumulus, altostratus, altocumulus, e stratocumulus.

Os pileus formam-se quando ar nos níveis altos é levantado à força. Frequentemente, nuvens pileus formam-se quando ventos úmidos são defletidos acima e sobre o topo de uma cumulus congestus ou cumulonimbus em desenvolvimento. Se o ar flutuando sobre o topo da nuven condensa-se, pode formar uma nuvem pileus. Pileus tem uma aparência de um lenço de sêda cobrindo o topo de uma nuven cumuliforme. Estas nuvens não crescem muito verticalmente, porque o ar levantado é mais seco do que o ar nos níveis baixos. Nuvens pileus também podem formar-se sobre os topos de montanhas ou torres altas.

Mammatus
Nuvens mammatus
Foto: © Bernhard Mühr
Rastos de condensação
Rastos de condensação
Foto: © Bernhard Mühr

Os rastos de condensação são linhas finas de nuvens que formam-se nos rastos dos aviões em altitudes altas. Estas nuvens são resultado da condensação do vapor de água emitido pelos motores. Necessitamos mistura suficiente entre as descargas quentes de gás e o ar frio para produzir saturação. Rastos de condensação dispersam-se rapidamente quando a umidade relativa do ar ao redor é baixa, mas numa atmosfera úmida, podem permanecer por muitas horas. Rastos de condensação também podem formar-se pelo processo de resfrio, quando a pressão mais baixa produzida pelo ar flutuando acima da asa causa o resfrio do ar. Frequentemente, rastos de condensação espalham-se em nuvens cirrus pelos ventos altos.


Nuvens Bem Altas

Todas as nuvens discutidas são observadas na troposfera inferior. Ocasionalmente, nuvens podem ser observadas acima da troposfera. Nuvens nacreous formam-se na estratosfera em altitudes acima de 30 km. Estas nuvens são bem observadas durante o inverno. Neste periodo da estação, o Sol é justamente acima do horizonte, e pode illuminar as nuvens por causa das suas altitudes altas. Nuvens nacreous são identificadas pelas cores iridescentes luminosas. A composição destas nuvens não são bem conhecidas, embora que nuvens nacreous são provavelmente compostas de água no estado sólido ou líquido (supercongelado). Nuvens nacreous são também chamadas de nuvens madrepérola.

Nuvens noctilucentes
Nuvens noctilucentes
Foto: © Timo Nousiainen

Nuvens noctilucentes formam-se na mesosfera superior, em altitudes acima de 80 km. Estas nuvens são bem observadas nas regiões polares durante crepúsculo. Neste tempo, as nuvens são iluminadas por causa da suas altitudes. Nuvens noctilucentes parecem como nuvens luminosas contra um céu escuro. As nuvens são geralmente de azuis para brancas onduladas tão finas que as estrelas penetram seus brilhos. Como as nuvens nacreous, a origem destas nuvens não é bem conhecida. Cientistas especulam que nuvens noctilucentes são compostas de água que se congela nas particulas de poeira de meteoros. Atualmente, a água pode originar em meteoros que disintegram-se na atmosfera superior.


Copyright © 2001 - Adaptação - Dammous

 Linux
 Programas
 ASP
 Jogos
 Cartão Postal

Frase
Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos recomeçar e fazer um novo fim.
Ayrton Senna



(avançado...)

IP Address Location

         [ processado em: 4,53 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.