Família Dammous  
English version English version   Home | Projetos | Artigos | Cadastro | OnLine | Sumário | Contato | Chat Quinta-feira, 18/Abril/2024
Conecte-se  /principal :: home :: Músicos   
 Música
 Notícias
 Meteorologia
 Genealogia
 Astrologia
 Nutrição

 » Adiciona Favoritos



3 usuários online »»» 3 convidados - mais... Lista de Membros 1544 membros
Família Dammous - Músicos  
Ivan Lins
  16/06/1945    

  Biografia

Começou a tocar piano de ouvido aos 18 anos, influenciado pelo jazz e pela bossa nova. Formou-se em engenharia na mesma época em que começou a participar de festivais de música, no fim dos anos 60. Em 1970 chegou às finais do V Festival Internacional da Canção, com "O Amor É o Meu País" (com Ronaldo Monteiro de Souza), que conseguiu o segundo lugar. Seu primeiro grande sucesso como compositor foi com a gravação de Elis Regina para "Madalena", sua e de Ronaldo Monteiro. Nos anos 70 comandou o programa de televisão Som Livre Exportação, ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc, e gravou discos que o projetaram nacionalmente. Alguns de seus maiores hits foram "Abre Alas" (1974), "Somos Todos Iguais Esta Noite" (ambas com Vitor Martins) (1977) e "Começar de Novo", gravada por Simone em 1979. A partir da segunda metade dos anos 80 passou a se dedicar mais à carreira internacional, especialmente nos Estados Unidos, onde artistas como Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Carmen MacRae e Barbra Streisand gravaram suas canções. Criou em 1991 com o parceiro Vitor Martins a gravadora Velas, com objetivo de buscar novos talentos. Como produtor e empresário, lançou nomes que se consolidaram na MPB da década de 90, como Guinga e Chico César. Ivan Lins já foi indicado para o prêmio Grammy e é atualmente um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior. Um de seus trabalhos mais recentes é o CD duplo "Viva Noel", uma homenagem ao Poeta da Vila, com diversas participações especiais, além de "Um Novo Tempo", só com canções natalinas.


Voltar



 Linux
 Programas
 ASP
 Jogos
 Cartão Postal

Frase
Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende da nossa vontade e perseverança.
Albert Einstein



(avançado...)

IP Address Location

         [ processado em: 4,66 segundos.]  privacidade | licença | © 2001, Dammous.