ODE A ALEGRIA

Tempo corrido

0:00 O movimento se abre agitado com a orquestra tocando fragmentos de diversos temas de três movimentos prévios, como se estivesse procurando satisfação em sua expressão; mas cada um é descartado.

1:15 As primeiras sete notas do tema principal a chegar são cuidadosamente elevadas, mas também são abandonadas conforme a procura continua.

2:17 Novamente o tema começa, esta vez com sopro de madeira, mas logo é quebrado.

2:46 Finalmente, o tema emerge firme nos graves para uma modesta primeira proclamação.

3:24 A segunda proclamação é calma, tranqüila, confiante e o tema continua avançando nas várias vozes da orquestra, expansiva e graciosa.

4:38 Os sopros fazem uma forte marcação do tema.

5:49 A fluência da musica é interrompida abruptamente- Há vários entremeios- grande agitação até que

6:02 a orquestra apresenta o barítono cantando as três primeiras linhas do poema, rejeitando as discórdias febris da passagem anterior, chamando para uma música diferente cuja natureza é sugerida pelas cordas sob sua voz:

O Freunde, nicht diese Töne,

Amigos, chega desse tom,

sondern lasst uns angenehmere

Melhor se tocarmos algo

anstimmen, und freudenvollere.

mais agradável e cheio de alegria.

6:43 O côro ecoa seu "Freude!" (Alegria!) e ele canta a primeira parte da ode, no tema principal:

Freude, schöner Götterfunken

Alegria, linda faísca divina!

Tochter aus Elysium

Filha de Elysium

Wir betreten feuertrunken,

Inspirados pelo fogo, nós marchamos

Himmlische, dein Heiligtum.

Divino, Teu santuário

Deine Sauber binden wieder,

Tua magia reúne

Was die Mode streng geteilt;

O que a tradição severamente separou

Alle Menschen werden Brüder,

Todos os homens se tornam irmãos

Wo dein sanfter Flügel weilt.

Sob o suave balanço de Tua asa.

7:12 O coro repete as quatro últimas linhas desta passagem.

7:30 O tema é agora apresentado por um quarteto vocal, que continua com o ode:

Wem der grosse Wurf gelungen,

Aquele que conseguiu

Eines Freundes Freund zu sein

Ser amigo de um amigo,

Wer ein holdes Weib errungen,

Aquele que tem uma nobre esposa

Mische seinen Jubel ein!

Festeje também!

Ja--wer auch nur eine Seele

Sim-se existe uma alma solitária

Sein nennt auf' dem Erdenrund!

No mundo que clama por Ele

Und wer's nie gekonnt, der stehle

Mas o que não pode

Weinend sich aus diesem Bund.

Angustiado, deve ficar de fora

alternando com o côro, que repete as últimas quatro linhas, o quarteto canta:

Freude trinken alle Wesen

Todos os seres bebam à alegria

An den Brüsten der Natur;

No peito da natureza;

Alle Guten, alle Bösen

Todos os bons, todos os maus

Folgen irher Rosenspur.

Como experimentam o presente dela

Küsse gab sie uns und Reben

Ela nos deu beijos e videiras

Einen Freund, geprüft im Tod;

Um amigo até o fim;

Wollust ward dem Wurm gegeben,

Até mesmo o verme pode sentir alegria

Und der Cherub steht vor Gott.

E o Querubim prosta-se ante Deus.

com o côro repetindo as quatro última linhas desta parte. A cada momento o tema é tratado em variações ainda mais elaboradas.

9:10 Existe uma forte pausa no clímax da palavra "Deus", e a composição emerge ritmicamente transformada pelos instrumentos como uma marcha militar casando com as palavras do tenor nessas linhas:

Froh, wie seine Sonnen fliegen

Com alegria, como os corpos celestes

Durch des Himmels prachtgen Plan,

Que Ele colocou em seus cursos pelo esplendor do firmamento

Wandelt, Bruder, eure Bahn,

Então, irmãos, sigam seus caminhos

Freudig wie ein Held zum Siegen.

Alegres, como um herói rumo à conquista

10:53 Um interlúdio orquestrado.

12:30 O coro recomeça, repetindo:

Freude, schöner Götterfunken

Alegria, linda faísca divina!

Tochter aus Elysium

Filha de Elysium

Wir betreten feuertrunken,

Inspirados pelo fogo, nós marchamos

Himmlische, dein Heiligtum.

Divino, Teu santuário

Deine Sauber binden wieder,

Tua magia reúne

Was die Mode streng geteilt;

O que a tradição severamente separou

Alle Menschen werden Brüder,

Todos os homens se tornam irmãos

Wo dein sanfter Flügel weilt.

Sob o suave balanço de Tua asa.

13:16 Existe uma parada dramática, e o poema continua:

Seid umschlungen, Millionen!

Milhões, um abraço à vocês!

Diesen Kub der ganzen Welt!

Este beijo é para todo o mundo!

Bruder - uberm Sternenzelt

Irmãos- acima da cúpula estrelar

Mub ein lieber Vater wohnen.

Deve morar um Pai que nos ama.

e essas linhas são repetidas.

15:14 Inicia-se a parte religiosa do ode com o coro entoando de forma venerada:

Ihr stürt nieder, Millionen?

Milhões, vocês se ajoelham?

15:30 A música cresce com esperança em Deus e nos céus quando as linhas finais são cantadas:

Ahnest du den Schopfer, Welt?

Vocês percebem o Criador, Mundo?

Such ihn uberm Sternenzelt!

Procurem-No nos céus!

Uber Sternen mub er wohnen.

Ele deve morar sobre as estrelas.

16:58 No último trecho, (Seid umschlungen, Millionen!) é repetido triunfalmente no contraponto. Um silêncio brusco, a música cresce no compasso.

19:23 O quarteto entra com as seguintes linhas do início do poema:

Tochter aus Elysium,

Filha de Elysium,

Deine Sauber binden wieder,

Tua magia reúne

Was die Mode streng geteilt;

O que a tradição severamente separou

20:06 O côro sobressalta

Alle Menschen werden Brüder

Todos os homens se tornam irmãos

Wo dein sanfter Flügel weilt.

Sob o suave balanço de Tua asa.

20:50 A mesma linha é repetida com extrema alegria pelo quarteto que eleva-se até

21:30 o clímax

21:41 A orquestra entra no tempo rápido e traz o movimento à sua

23:22 conclusão.


Texto original em alemão, de domínio público.
Traduzido por Paul Brians e Norberto Rozas
© Permissão de reprodução para fins educacionais não lucrativos.
Version of June 16, 1995.
Version of September 1, 1996 too.


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